• Equipe Matos & Wrege

Montadora e concessionária são responsabilizadas por falhas no sistema de freio de veículo

Atualizado: 25 de Jun de 2019


Fonte unsplash.
Imagem meramente ilustrativa.

Montadora e concessionárias foram responsabilizadas por danos morais causados à cliente do escritório de advogados Matos & Wrege em decorrência de falha no sistema de freio de veículo zero quilômetro adquirido pela Autora da ação.


No caso concreto, o veículo apresentou problemas no cilindro mestre do freio, o que gerou insegurança e pânico da condutora ao não ter a garantia de que o veículo iria conseguir parar quando desejado ou até mesmo diminuir a velocidade em situações de risco.


Em sua sentença, o Magistrado entendeu que tais circunstâncias geram dano moral passível de indenização, fundamentando que "não se pode admitir a situação experimentada [...] como tolerável, já que ao se adquirir um veículo zero quilômetro, com custo mais elevado, é natural que se crie a justa expectativa de que por tempo razoável o bem não apresentará nenhum problema. [...] Indesviável a conclusão de que teria a sensação de insegurança ao andar no veículo com falhas no freio – o que, por óbvio, gera fundado receio de grave acidente, sem contar o fato de ter ficado quase um mês privada do uso do veículo enquanto pendia de conserto. [...] De qualquer sorte, é entendimento jurisprudencial consolidado que há ofensa reparável através de indenização em casos análogos, o qual é, a propósito, do tipo in re ipsa, pois independe de prova".


A ação judicial tramitou na Comarca de Porto Alegre e teve como patronos do Autor da demanda os advogados do escritório Matos & Wrege. Número do processo não divulgado por imposição contratual.


Quer saber mais sobre nossa atuação no ramo do direito do consumidor? Clique aqui.

29 visualizações

Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Icon