Dano moral é majorado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul


Dano moral é majorado por Tribunal. Imagem ilustrativa.

Decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul majorou o valor indenizatório do dano moral por entender que a sentença de primeiro grau fixou o quantum em patamares que não correspondem àqueles fixados pela jurisprudência da Corte, além de não trazer o caráter pedagógico próprio dessas condenações provenientes de atos ilícitos.


No caso concreto, a Autora da ação teve seu nome incluído em cadastros de inadimplentes sem ter contraído dívida alguma com a empresa Ré, sendo que nem mesmo chegou a assinar qualquer tipo de contrato com a referida empresa.


Fundamento da majoração do dano moral

Na sua fundamentação, o Relator, Desembargador Eduardo Kraemer fundamentou que "no que respeita ao valor arbitrado a título de indenização, entendo que o “quantum” fixado pela sentença (R$ 3.000,00) merece majoração, considerando as características compensatória, pedagógica e punitiva da indenização.

Assim, sopesando a situação concreta, a repercussão social do dano, o sofrimento causado e as circunstâncias fáticas do evento gerador, tenho que o valor deve ser majorado para R$ 8.000,00 (oito mil reais), que se apresenta suficiente e razoável para indenizar o dano moral que se evidenciou, bem como se encontra em consonância com os parâmetros adotas por este Colegiado em casos análogos".


A referida ação judicial teve como patronos do Autor da demanda os advogados do escritório Matos & Wrege e o recurso de apelação tramitou na Nona Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


Número do processo não divulgado por imposição contratual.


Quer saber mais sobre nossa atuação no ramo do direito do consumidor? Clique aqui.

Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Icon

Av Presidente Vargas, nº 679, Getúlio Vargas, Bagé, RS, CEP 96412-660.

© 2013 - 2020. Matos & Wrege Advogados Associados - OAB/RS 4.827. CNPJ nº 32.435.482/0001-07.

Ver Política de Privacidade. Todos os direitos reservados.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social