top of page
  • Equipe Matos & Wrege

Liminar determina que loja efetue a retirada imediata do nome de consumidor dos órgãos de restrição

Atualizado: 25 de mar. de 2023


Imagem meramente ilustrativa. Fonte Pixabay.
Loja deverá retirar imediatamente nome de cliente dos órgãos de restrição.

Consumidor que teve documentos de identificação clonados e nome inscrito indevidamente em órgãos de proteção ao crédito por dívida não contraída tem assegurado em caráter liminar a retirada de seu nome dos órgãos de proteção ao crédito durante o curso do processo afim de que lhe sejam cessados os prejuízos causados pela conduta da demandada.

O Juiz da 1º Vara Cível da Comarca de Jaguarão, Dr. Maurício da Rosa Ávila, determina ainda que, se a Ré não cumprisse a determinação no prazo de 15 dias, terá que pagar multa diária do valor de R$ 100,00 (cem reais), fundamentando o seguinte: "Além disso, como sabido, os efeitos das anotações junto aos cadastros de proteção ao crédito são notoriamente nocivos, causando prejuízo de difícil reparação acaso comprovada a sua ilicitude. Presentes, desse modo, os requisitos exigidos pelo art. 300 do CPC/15 para a concessão da antecipação dos efeitos da tutela pretendida pela parte autora. Assim, defiro a tutela antecipada requerida, para determinar à parte ré que, em até 15 dias, providencie a exclusão do apontamento da autora junto aos cadastros de restrição ao crédito em razão do negócio jurídico discutido nos autos, ou se abstenha de fazê-lo, enquanto perdurar a demanda, ou, pelo menos, até o estabelecimento do contraditório, caso sobrevenha prova apta a derrubar as alegações do autor. Transcorrido o prazo concedido sem que a demandada tenha adotado atendido o comando judicial, incidirá em multa diária, a qual arbitro em R$ 100,00, limitada a 90 dias-multa."

A ação judicial tramitou no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Número do processo não divulgado para fins de evitar exposição desnecessária das partes.

19 visualizações

Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Icon
bottom of page